O mercado inglês é o terceiro
maior da Europa e um dos maiores do mundo. O projeto OrganicsBrasil
participou em 2011 da feira Natural Products Expo em Londres e
disponibilizou a apresentação do consultor Simon Wright da OF+
Consulting.
Confira a seguir resumo em
português com dados e estatísticas locais.
O Mercado de Orgânicos no Reino Unido- Um Mercado de varejo de £1,2 bilhão (embora, atualmente, em declínio de -1% ao ano)
- A taxa de declínio está em desaceleração
- A Campanha de TV da Yeo Valley foi responsável por um aumento de £10m nas vendas
- Lançamento da campanha de marketing de £2m, promovendo a palavra “orgânico” em janeiro de 2011
- Sinais de crescimento nas vendas de produtos alimentícios em outros segmentos. Por exemplo, na linha de produtos “Taste the Difference”, e não na linha “Basics”.
- Espera-se um novo crescimento nas vendas de produtos orgânicos em 2011
- Com apenas o equivalente a 2-3% do total das vendas de produtos alimentícios no Reino Unido, (Dinamarca é 6%)
- Em 2002, 70% de todo o alimento orgânico no Reino Unido era importado: em 2005, a importação era de 56%
- O objetivo do governo é de que as importações representem 30% (produtos nativos):
- Mais fácil em algumas categorias que em outras,
- O Reino Unido é o 3º maior Mercado Orgânico da UE (depois da Alemanha, Itália)
- Em 2007, a Mintel declarou que nos últimos 12 meses:
1 em cada 2 consumidores comprou produtos hortifrutigranjeiros
1 em cada 4 consumidores comprou carne / laticínios
1 em cada 6 produtos orgânicos era embalado - Famílias com filhos menores de 15 anos compram uma variedade maior do que aquelas sem filhos
Por que escolher orgânico?Saúde 55%
Meio ambiente 23%
Sabor 22%
Fonte: Entrevistas com 1000 consumidores
Conduzida por Market Tools em setembro de 2007
Por que os consumidores do Reino Unido compram alimentos orgânicos?NOVA PESQUISA SOBRE SAÚDE – OUTUBRO 2007
• Professor Carlo Leifert, Universidade de Newcastle,
• Coordenador do projeto sobre a qualidade dos alimentos com baixo teor de agrotóxicos para a UE (£12m, 4 anos)
• Principais descobertas revelam que os componentes nutricionais presentes nos alimentos provenientes da agricultura são 40% mais benéficos (por exemplo, vitamina C, ferro, cobre, zinco, antioxidantes)
• Mais de 90% no leite
• Rigorosamente científico
• “Há uma tendência geral nos dados que afirma haver mais benefícios nos alimentos orgânicos”.
• A FSA (Agência de Normas para Alimentação no Reino Unido) respondeu negativamente a essa pesquisa, recusando-se a considerar esses dados
Orgânicos no Reino Unido- Perspectivas de Varejo
- Os supermercados são responsáveis por 76% de toda a venda de alimentos orgânicos no Reino Unido
- Todos os outros canais – 24% restantes incluem – varejistas independentes, lojas de fazendas, entrega de legumes orgânicos frescos produzidos localmente, empresas de entrega pela internet e feiras de fazendeiros
- Porém, houve um crescimento nas vendas diretas – 38% de aumento nas vendas de legumes frescos produzidos localmente, feiras de fazendeiros e lojas de fazendas
Há 3 categorias de leis na UE a respeito dos alimentos orgânicos:
Regulamentação Europeia
EC 834/2007
V
Regulamentação Europeia
EC 834/2007
V
Legislação Orgânica do Estado Membro
por exemplo, “Compêndio sobre Normas para Produção de Orgânicos” 2003
V
por exemplo, “Compêndio sobre Normas para Produção de Orgânicos” 2003
V
Normas de Órgãos de Certificação Orgânica
Por exemplo, Associação do Solo
Por exemplo, Associação do Solo
Órgãos de Certificação de Produtos Orgânicos do Reino Unido
Reino Unido 2 Fazendeiros & Produtores de Orgânicos – (Organic Farmers & Growers)Reino Unido 3 SOPA (Escócia) – (Scotland)
Reino Unido 4 Federação dos Alimentos Orgânicos – (Organic Food Federation)
Reino Unido 5 Certificação da Associação do Solo Ltd – (Soil Association Certification Ltd)
Reino Unido 6 Associação da Agricultura Biodinâmica – (Bio Dynamic Agricultural Association)
Reino Unido 7 Associação dos Fazendeiros & Produtores Irlandeses de Alimentos Orgânicos – (Irish Organic farmers & Growers Association)
Reino Unido 9 Órgão irlandês de fiscalização e certificação de alimentos orgânicos – (Organic Trust)
Reino Unido 13 Certificação de Qualidade dos Alimentos do País de Gales - (Quality Welsh Food Certification)
Logotipo do Alimento Orgânico Obrigatório na UE
OF+ Consulting (Consultoria da OF+) www.organicandfairplus.comSoil Association (Associação do Solo) www.soilassociation.orgOrganic Food Federation (Federação de Alimentos Orgânicos) www.orgfoodfed.comOrganic Farmers and Growers (Fazendeiros e Produtores de Alimentos Orgânicos) www.organicfarmers.org.ukDefra organic pages (Páginas sobre orgânicos da Defra)
www.defra.gov.uk/foodfarm/growing/organic/index.htmMarket Information (Informações de Mercado)
www.soilassociation.org/Businesses/Marketinformation/tabid/116/Default.aspxUK Organic Marketing Campaign (Campanha de Marketing de Orgânicos no Reino Unido)
www.whyiloveorganic.co.uk
Confira a apresentação na íntegra em inglês:Natural and Organic Products 2011
fonte: http://planetaorganico.com.br/site/index.php/mercado-ingles/
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